Fogão ecológico que amplia a segurança energética, contribuindo para diminuição do desmatamento ambiental e diminuição de doenças respiratórias, em especial em mulheres e crianças.
O Fogão ecológico substitui os fogões convencionais a lenha, muito comuns em áreas rurais de todo o mundo, e no Brasil em especial no Semiárido. De baixo custo e fácil construção, amplia a segurança energética, contribuindo com a diminuição do desmatamento ambiental, pois reduz o uso de lenha, conservando a paisagem natural. Elimina a dependência do gás de cozinha, o que reduz custos para a família. Também contribui para diminuição de problemas de saúde como doenças respiratórias, em especial em mulheres e crianças, que deixam de estar em contato com a fumaça tóxica. As mulheres também deixam de caminhar horas em busca de madeira para a lenha, pois o Fogão ecológico pode ser alimentado por galhos secos e restos de podas.
COMO FUNCIONA
“O Fogão ecológico diminui o risco de problemas de saúde como doenças respiratórias, em especial em mulheres e crianças”.
O Fogão ecológico é aquele que contribui para a diminuição do desmatamento ambiental, para a saúde da família, é barato e de fácil manuseio. No Semiárido brasileiro, vários são os formatos fogões ecológicos implementados, em especial pela sociedade civil, que objetiva sanar essas questões. Aqui, apresentamos como funciona o fogão geoagroecológico. Sua estrutura é composta por base feita de tijolos e conta com uma chaminé, o que contribui para que a fumaça não fique dentro das casas, e sim fora dela, diminuindo chances de exposição e o alto risco de infecções respiratórias. É uma opção também ao alto custo do gás de cozinha, já que as famílias não precisam comprá-lo para alimentar o fogão.
Os Fogões ecológicos são de fácil construção e de fácil manuseio;
A estrutura dos fogões é composta por base feita de tijolos e conta com uma chaminé. Com os Fogões ecológicos a fumaça produzida não se espalha pela casa.
Com os Fogões ecológicos a fumaça produzida não se espalha pela casa;
Com o Fogão ecológico, as famílias não necessitam comprar gás de cozinha, contribuindo para o baixo custo de sua operação.
COMO MUDA A VIDA
“O Fogão ecológico contribui para uma maior consciência do manejo dos recursos naturais”.
Ter garantida sua eficiência energética, sem dependência do gás de cozinha, que tem alto custo para muitas famílias em todo o mundo, é uma das mudanças trazidas pelo Fogão ecológico, principalmente em áreas rurais. Melhores condições de saúde para mulheres e crianças que deixam de estarem expostas diariamente a fumaça e fuligem dentro de suas casas. Assim como, uma maior consciência do manejo dos recursos naturais, que contribuem para desmatamento da paisagem local. O acesso a recursos para alimentação do Fogão ecológico, como podas de árvores, gravetos e outros resíduos vegetais, contribui para que mulheres não necessitem caminhar por longas horas em busca de lenha, fenômeno comum em áreas já muito desmatadas e em que se busca lenha para fogões convencionais.
- Mulheres reduzem horas de trabalho em busca de alimentação para queima do fogão, como o transporte da lenha;
- Contribui para diminuição de infecções respiratórias e morte por infecções, com destaque para mulheres e crianças que deixam de serem expostas com a fumaça e a fuligem;
- Conserva a biodiversidade do bioma local, pois evita o desmatamento com a alimentação feita com restos de podas, gravetos, etc.;
- Contribui para a segurança energética da família, que não fica refém do gás de cozinha, que tem alto custo;
Melhoria na renda familiar que não tem despesa com compra de gás para alimentar os fogões; - Contribui para a formação das famílias sobre o manejo sustentável do bioma local, no Brasil em especial da Caatinga.
“Antes, a carroça de lenha só dava pra uns dois dias, mas hoje passa mais de uma semana com uma carroça de lenha.”
José Silva Filho – Matão de Jó, João Câmara, Rio Grande do Norte, Brasil.
“As panelas não ficam sujas como antes, por isso gasto menos tempo e água lavado a louça. A fumaça e a fuligem deixaram de existir dentro de casa, o que diminui e facilita o trabalho de limpar a casa.”
Maria José da Silva – Matão de Jó, João Câmara, Rio Grande do Norte, Brasil
COMO FAZER
É muito importante que para a construção do Fogão as decisões tenham sido tomada pela família, em especial por quem trabalha nos afazeres domésticos, para que sua opinião seja respeitada. O Fogão deve ser construído em uma área coberta, podendo também ser feito fora das casas, mas próximo a cozinha, para facilitar nos trabalhos e não aumentá-lo. Além disso, sua construção deve levar em conta a altura de quem vai manuseá-lo. Antes da escolha do local da construção da estrutura, também é essencial que se observe as correntes de vento, para que a posição escolhida para a chaminé fique em um local que o vento ajude a dissipar a fumaça. Para a construção do Fogão ecológico, vamos exemplificar com o tipo geoagroecológico. O Fogão geoagroecológico tem como dimensões: 1,80 m de comprimento x 65 cm de largura;.

COMO CUIDAR
Os cuidados na manutenção do Fogão ecológico são essenciais para sua durabilidade, eficiência e para segurança de todos da casa e de quem o manuseia. Com cuidados em dia, ele possibilita uma melhoria na qualidade de vida da família, pois a fumaça não entra nas casas, não é necessário o uso de lenha grossa e garante o fortalecimento da segurança alimentar do grupo familiar. Sua manutenção contínua também reduz trabalhos posteriores ou necessidade de consertos, já que estará funcionando em sua melhor capacidade.
Cuidados para a manutenção da estrutura
- Manter sempre o Fogão aquecido, utilizando-o frequentemente;
- Manter o fogão sempre limpo, preservando também sua estrutura;
- Utilizar o forno apenas para preparar alimentos assados, manter ele sempre limpo e não usar como espaço para guardar outras coisas;
- Manter a chaminé sempre limpa para permitir a saída da fumaça e evitar que ela volte para dentro de casa;
- Manter sempre coberta a saída de fumaça da chaminé, evitando a entrada de água da chuva, por exemplo;
- Não utilizar lenha grossa, apenas gravetos e outros resíduos vegetais;
- Limpar com frequência a entrada de lenha para que ela não fique entupida com restos, carvão e cinza;
- Manter as crianças e idosos distantes do Fogão, como medida importante de segurança.
Referências
A Eficiência dos fogões ecológicos. MMA, 2015.
Boletim Candeeiro “Fogão ecológico Melhorando a vida e combatendo a desertificação”
Fogão Ecológico – Pequeno Manual de Construção. AS-PTA: 2014.
Fogão Geoagroecológico. Agendha, Paulo Afonso: 2017
Série Como Fazer. Fogão Geoagroecológico. CAATINGA, Ouricuri: 2014
Série Sertão que dá Certo. Fogões Geoagroecológicos. CAATINGA, Ouricuri: 2014