Daki Semiárido Vivo
SISTEMA DE ALERTA CLIMÁTICO DO RIO PILCOMAYO
A bacia do rio Pilcomayo é a principal bacia hídrica da região do Chaco, compartilhada entre a Argentina, a Bolívia e o Paraguai. Esse rio possui duas condições em época de chuva; apresenta grande caudal em pouco tempo e arrasta muitos sedimentos. No entanto, o curso de água se comporta de diferentes formas nas partes alta, média e baixa.
Esta iniciativa concentra-se na parte inferior da bacia, onde são geradas quedas repentinas, diminuição abrupta da velocidade em áreas planas e transbordamentos para ambas as margens ou para a margem mais favorável devido a declividades, o que gera alagamentos de lavouras e perdas socioprodutivas.
Diante deste problema, o objetivo geral desta iniciativa é a geração e acesso a dados, informações e alertas climáticos para a tomada de decisões públicas e privadas no cenário do Chaco, às margens do Rio Pilcomayo, para melhorar a qualidade de vida, o desenvolvimento produtivo e oferecer respostas às mudanças climáticas.
Esta iniciativa teve duas fases: (1) um sistema participativo e autogerido, para que os(as) habitantes do rio gerem dados e informações sobre o mesmo, diante dos riscos climáticos; e (2) um processo gradual - em paralelo ao sistema autogerido - de produzir um sistema de informação tecnológico e um aplicativo para celulares que gere e envie dados aos(às) habitantes do rio, de acordo com suas necessidades.
Como resultado, esta iniciativa leva mais de uma década no exercício coletivo de geração de dados e informações climáticas frente aos riscos que o rio apresenta, evitando múltiplos problemas socioprodutivos e proporcionando uma estratégia de resiliência frente ao clima.